Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Texto Narrativo: Chapeuzinhos Coloridos


Disciplina: Português
Turma: 4º e 5º anos



TEMA
Texto Narrativo: Chapeuzinho Colorida

JUSTIFICATIVA/INTRODUÇÃO
Modificar e reescrever uma narrativa já existente, como por exemplo as clássica histórias infantis, aguça a criança a dar uma nova roupagem a história já conhecida, mais mudando alguns aspectos os quais ela não gostou ou gostaria que não tivesse acontecido. E se o chapeuzinho de Chapeuzinho Vermelho não fosse vermelho? E se o Lobo fosse bonzinho? E se houvesse um romance entre o Caçador e a Mãe? E se tudo fosse um plano diabólico da Avó? Com uma mudancinha aqui e outra ali, os autores transformam uma história clássica em vários pontos de vistas, para crianças com as mais diferentes histórias e visões de mundo. Em Chapeuzinhos Coloridos a heroína pode ser uma menina que sonha em ser famosa, outra que é caçadora, ou ainda outra que adora comer (e seu prato preferido é bisteca de lobo). São seis meninas diferentes e divertidas, que convidam aos leitores a inventar a sua própria maneira de ir pela estrada à fora.

O texto narrativo é um texto no qual é contada uma história, através de um narrador, que pode ser personagem, observador ou onisciente.A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa.

O texto narrativo é baseado na ação que envolve narrador, enredo, personagens, espaço e tempo. Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura: Apresentação, complicação ou desenvolvimento, clímax e desfecho. Dentre os personagens, haverá um ou mais protagonistas, onde estará centrada a trama e onde circundam os demais personagens, geralmente havendo também os antagonistas, em contrariedade aos protagonistas. Diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o Romance, a Novela, o Conto, a Crônica, a Fábula, a Parábola, o Apólogo, a Lenda, entre outros.

OBJETIVOS
Geral:
- Reescrever o história da chapeuzinho, em forma de texto narrativo, mudando os fatos e acontecimentos;
Específicos:
- Identificar título, tema, personagens, espaço, tempo, narrador e ações e estruturas da narração (apresentação, desenvolvimento, clímax, desfecho);
-  Confeccionar um livro com os textos reinscrito;
-  Ler o reinscrito para a turma.

DESENVOLVIMENTO
1ª aula:  Logo na primeira aula começar a ler o livro Chapeuzinhos coloridos, neste dia será a Chapeuzinho Azul.
2ª aula: Logo na primeira aula continuar a ler o livro Chapeuzinhos coloridos, neste dia será a Chapeuzinho Cor de Abóbora.
3ª aula: Logo na primeira aula continuar a ler o livro Chapeuzinhos coloridos, neste dia será a Chapeuzinho Verde
4ª aula: Logo na primeira aula continuar a ler o livro Chapeuzinhos coloridos, neste dia será a Chapeuzinho Branca.
5ª aula: Logo na primeira aula continuar a ler o livro Chapeuzinhos coloridos, neste dia será a Chapeuzinho Lilás.
6ª aula: Logo na primeira aula Terminar de ler o livro Chapeuzinhos coloridos, neste dia será a Chapeuzinho Preta.
7ª aula: explicar de forma oral e expositiva sobre as características dos textos narrativos. Expor em papel cenário 2 pequenos textos narrativos, onde os alunos deverão identificar a estrutura dos textos (apresentação, desenvolvimento, clímax, desfecho, narrador, personagens, espaço e tempo). Dividir a sala em 10 grupos iguais; cada grupo escolherá uma cor para reescrever a história do chapeuzinho.
8ª aula: O grupo terá a aula para confeccionar um livro da história que fez, o livro será confeccionado em papel A4, deverão escrever a narração e ilustrar. Depois da confecção do livro fazer uma breve apresentação das historias, cada grupo para o restante da sala. 

RECURSOS
Livros Chapeuzinhos Coloridos; papel cenário, lápis de cor, canetinha, papel A4, grampeador, lousa, pincel para lousa e apagador.

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
A avaliação se dará coletivamente, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões e em grupo com as produções escritas e apresentação para a turma.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÉFICAS
BRAGANÇA, Angiolina D. CARPANEDA, Isabella. Porta Aberta: Português. 5º ano. São Paulo: FTD, 2007
José Roberto Torero | Marcus Aurelius Pimenta. Chapeuzinhos Coloridos. 1 ed. Rio de janeiro: Objetiva, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário