Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Planos de aula - O que é

Planos de aula


Um plano de aula é um instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos. 

O plano de aula é caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor realizará em classe durante as aulas de um período específico. Na sua elaboração alguns pontos são muito importantes como: dados de identificação do professor e da escola; os objetivos a serem alcançados com as aulas que serão ministradas;  conteúdo que será ministrado em cada aula, o qual deve seguir uma linha cronológica do processo de aprendizagem; os procedimentos utilizados para aprendizagem dos alunos, ou seja, são as fases da aprendizagem; os recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos e por último, as metodologias de avaliação, ou seja, as técnicas avaliativas que o professor utilizará para avaliar o aprendizado do educando. 

Na elaboração de um plano de aula devem ser considerados vários pontos e critérios que unidos especificam quais os objetivos finais o professor espera alcançar no decorrer da explicação dos conteúdos. Os critérios que o professor deve estar atento durante a confecção de seu plano de aula são: adequação dos estímulos, especificação operacional, estrutura flexível e ordenação. 

Além de conter esses critérios, o plano de aula deve ser elaborado seguindo as fases da aprendizagem, ou seja, deve seguir uma linha de ensino-aprendizagem contínua. São as fases de aprendizagem: apresentação, desenvolvimento e integração. Na apresentação o professor prepara a classe para a compreensão de novos conteúdos. No desenvolvimento acontece a análise. Nessa etapa acontece o processo de orientação e aprendizagem do aluno. É nessa etapa que acontece o estudo de um texto, a realização de um experimento, a resolução de exercícios, etc. A integração é a etapa final. Nessa fase o professor faz a verificação dos resultados obtidos pelos alunos na fase do desenvolvimento.


PLANO DE AULA
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola:
Ano / turma:
Disciplina:
Professor(a):
Duração:
TEMA CENTRAL

Tema da matéria que irá abordar

JUSTIFICATIVA OU INTRODUÇÃO

Uma breve justificativa do “porquê” irá trabalhar o tema e/ou uma introdução ao tema.

OBJETIVOS
Por meio dos objetivos informamos aonde queremos chegar (objetivo geral) e quais ações realizaremos para atingir o horizonte estabelecido (objetivos específicos). Vemos o objetivo geral como algo amplo e teórico (ex. uma competência que você pretende estimular entre os estudantes) e os objetivos específicos como tendo um caráter mais prático (ex. pequenas ações que precisam ser realizadas com o intuito de desenvolver aquela competência).

Obs: os objetivos listados este tópico, são competências que os alunos tem que realizar(ação, verbo), NÃO é objetivo do professor. Ex:
Objetivo correto(aluno):  - Desenhar o mapa do Brasil.
Objetivo errado(professor): - Pedir aos alunos que desenhem o mapa do Brasil.
Verbos para utilização: Veja no lick abaixo exemplos de verbos

DESENVOLVIMENTO

Descrever todos detalhes de cada aula, em etapas(1ª etapa:, 2ª etapa: ...) ou aulas(1ª aula:, 2ª aula:...).
Quais são os meios pelos quais se espera alcançar os objetivos? Atividades propostas (esportes, jogos, brincadeiras, manifestações culturais) explicitadas e explicadas em relação ao sentido de estarem sendo utilizadas, sua adequação ao nível de escolarização dos alunos e nível de desenvolvimentos motor e cognitivo, sem deixar de dar atenção às relações culturais e afetivas que os alunos possuem com as práticas que estão sendo compartilhadas nas aulas.

RECURSOS

Listar todos os recursos utilizados pelo professor e pelo aluno.

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

De que forma o aluno será avaliado pelo professor.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÉFICAS

Apostila ou livro,  onde se teve o embasamento para a aula?
Ordem:
SOBRENOME, Nome. Titulo(em negrito). Edição. Cidade: Editora, ano de publicação.
 Ex.:
ROSA, Dayane. Planos de aula: como fazer. 1ª ed. Linhares: Ática, 2012.

By Dayane Rosa
Trechos extraídos em: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/plano-aula-10.htm. Acessado em: 05/03/2012. Por Marco Aurélio da Silva. Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário