Um plano de aula é um
instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que será
realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica
bem como melhorar o aprendizado dos alunos.
O plano de aula é
caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor realizará em
classe durante as aulas de um período específico. Na sua elaboração alguns
pontos são muito importantes como: dados
de identificação do professor e da escola; os
objetivos a serem alcançados com as aulas que serão ministradas; conteúdo que será ministrado em cada
aula, o qual deve seguir uma linha cronológica do processo de aprendizagem; os procedimentos utilizados para
aprendizagem dos alunos, ou seja, são as fases da aprendizagem; os recursos que serão utilizados para
alcançar os objetivos e por último, as metodologias de avaliação, ou seja, as
técnicas avaliativas que o professor utilizará para avaliar o aprendizado do
educando.
Na elaboração de um plano de aula devem ser considerados vários pontos e critérios que unidos especificam quais os objetivos finais o professor espera alcançar no decorrer da explicação dos conteúdos. Os critérios que o professor deve estar atento durante a confecção de seu plano de aula são: adequação dos estímulos, especificação operacional, estrutura flexível e ordenação.
Além de conter esses critérios, o plano de aula deve ser elaborado seguindo as fases da aprendizagem, ou seja, deve seguir uma linha de ensino-aprendizagem contínua. São as fases de aprendizagem: apresentação, desenvolvimento e integração. Na apresentação o professor prepara a classe para a compreensão de novos conteúdos. No desenvolvimento acontece a análise. Nessa etapa acontece o processo de orientação e aprendizagem do aluno. É nessa etapa que acontece o estudo de um texto, a realização de um experimento, a resolução de exercícios, etc. A integração é a etapa final. Nessa fase o professor faz a verificação dos resultados obtidos pelos alunos na fase do desenvolvimento.
PLANO DE AULA
|
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
|
Escola:
Ano / turma:
Disciplina:
Professor(a):
Duração:
|
TEMA CENTRAL
|
Tema da matéria que irá abordar
|
JUSTIFICATIVA OU
INTRODUÇÃO
|
Uma breve
justificativa do “porquê” irá trabalhar o tema e/ou uma introdução ao tema.
|
OBJETIVOS
|
Por meio dos objetivos informamos aonde
queremos chegar (objetivo geral) e quais ações realizaremos para atingir o
horizonte estabelecido (objetivos específicos). Vemos o objetivo geral como algo amplo e teórico (ex. uma
competência que você pretende estimular entre os estudantes) e os objetivos específicos como tendo um caráter mais prático
(ex. pequenas ações que precisam ser realizadas com o intuito de desenvolver
aquela competência).
Obs: os objetivos listados este tópico, são competências que os alunos tem que
realizar(ação, verbo), NÃO é objetivo do professor. Ex:
Objetivo
correto(aluno): - Desenhar o mapa do
Brasil.
Objetivo
errado(professor): - Pedir aos alunos que desenhem o mapa do Brasil.
Verbos
para utilização: Veja no lick abaixo exemplos de verbos
|
DESENVOLVIMENTO
|
Descrever todos detalhes de cada aula,
em etapas(1ª etapa:, 2ª etapa: ...) ou aulas(1ª aula:, 2ª aula:...).
Quais são os meios pelos quais se
espera alcançar os objetivos? Atividades propostas (esportes, jogos,
brincadeiras, manifestações culturais) explicitadas e explicadas em relação
ao sentido de estarem sendo utilizadas, sua adequação ao nível de
escolarização dos alunos e nível de desenvolvimentos motor e cognitivo, sem
deixar de dar atenção às relações culturais e afetivas que os alunos possuem
com as práticas que estão sendo compartilhadas nas aulas.
|
RECURSOS
|
Listar todos os recursos
utilizados pelo professor e pelo aluno.
|
AVALIAÇÃO DOS
RESULTADOS
|
De que forma o aluno
será avaliado pelo professor.
|
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÉFICAS
|
Apostila ou livro, onde se teve o embasamento para a aula?
Ordem:
SOBRENOME, Nome. Titulo(
Ex.:
ROSA, Dayane.
Planos de aula: como fazer. 1ª ed. Linhares: Ática, 2012.
|
By Dayane Rosa
Trechos extraídos em: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/plano-aula-10.htm. Acessado em: 05/03/2012. Por Marco Aurélio da Silva. Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário