Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2012


Ei queridas(os)...
Segue alguns modelos que achei super interessantes de fantoche em luvas.
Achei algumas dicas espalhadas em muitos sites. Irei confeccionar algumas luvas e em breve colocarei aqui no blog com os moldes.

Segue alguns modelos:

Amplie

modelos de animais

Contando história infantis conhecidíssimas pelas crianças com a luva-fantoche, com certeza  aguçará ainda mais a curiosidade das mesma para com as cores, formatos, quantidade entre outros aspectos, que as vezes só com o livro não conseguimos atingir. 
Então: a luva-fantoche se torna um auxilio para contagem de histórias - junto ao livro.


Segue um modelo para a história da CHAPEUZINHO VERMELHO
(pode usar tanto na luva como em palitos de picolé ou churrasco e nos dedos sem luva)

Basicamente usa-se: EVA, canetinhas(para sombreamento e detalhes, (canetas permanente são mais indicadas), cola quente/cola instantânea(super bonde) e tesoura.

EVA
Tecido

Segue MOLDE de ANIMAIS e figura HUMANA para confecção da luva ou no palito.




By Dayane Rosa

quarta-feira, 20 de junho de 2012


CONGRESSO CONHECER ES 2012
Maior congresso de educação do Brasil.
06 a 08 de julho de 2012



Tema: Unindo ideias, construindo sonhos e renovando saberes.



O Conhecer ES conta este ano com Augusto Cury, Mário Sérgio Cortella, Eduardo Shinyashiki, Roberto Carlos Ramos e mais de 20 outros grandes especialistas en Educação que irão administrar palestras sobre os temas mais atuais.

Para completar, o Conhecer ES 2012 irá trazer Nelso Freitas, ator de Zorra Total, que abrirá o evento com um standy-up que promete "um ponta pé no mau humor". Para animar a galera, ainda está programado um super-show com a Banda Máxima e o novo espetáculo do Roupa Nova que completa 30 anos de estrada.



Valor da inscrição: R$415,00    -   Forma de pagamento: Em até 4 vezes no cartão.


A inscrição inclui: participação em todo o programa do evento, pasta, bloco-pergunta, caneta, crachá e certificado.

* Certificado de 60 horas/aula.
**Certificado de 120 horas/aula somente com apresentação de resenhas.

 PARA HOSPEDAGEM, TRATAR DIRETAMENTE NA MÁXIMA EVENTOS LIGANDO PARA (27) 3183-6500 / 3183-6507

Valor por pessoa em apartamento:
*Individual: R$ 340,00
*Duplo: R$ 240,00
*Triplo: R$ 230,00
*Quadruplo: R$ 220,00



Local do evento
Sesc de Santa Cruz - Praia Formosa
Rodovia do Sol (ES-010), km 35, Santa Cruz, Aracruz, Espírito Santo.
CEP: 29.199-548





Objetivos para planos de aula

OBJETIVOS

Na elaboração dos objetivos, antes transcrevê-los pense sempre na frase. Os alunos deverão ser capazes de..............................
Procedendo desta forma, não correrão o risco de colocarem o seu comportamento e sim o do aluno.


VOCABULÁRIOS ÚTEIS PARA EXPRESSAR OBJETIVO
Acentuar Contar Formular Hipótese Realizar Experiência
Adicionar Contribuir Generalizar Rebater
Agrupar Converter Grafar Receber
Analisar Cooperar Grifar Reconhecer
Andar Correr Identificar Recortar
Anotar Costurar Ilustrar Redigir
Aplicar Criticar Indicar Reduzir
Apresentar Declamar Interpretar Registrar
Arbitrar Decompor Interpretar Relacionar
Argumentar Deduzir Inventar Relatar
Armar Definir Juntar Repartir
Arremessar Demonstrar Justificar Repres. Graficamente
Assinalar Descobrir Lançar Reproduzir
Atirar Descrever Ler Resolver
Atribuir Desenhar Listar Responder
Calcular Destacar Localizar Responder
Cantar Determinar Manipular Resumir
Caracterizar Discriminar Marchar Reunir
Circundar Discutir Medir Riscar
Citar Dividir Modelar Saltar
Classificar Dramatizar Montar Saltitar
Colaborar Elaborar Multiplicar Separar
Colar Encenar Narrar Simplificar
Coletar Enlaçar Nomear Sintetizar
Colorir Enumerar Operar Solucionar
Combinar Esboçar Organizar Sublinhar
Comentar Escrever Participar Subtrair
Comparar Especificar Pegar Sumariar
Competir Esquematizar Pintar Tabular
Completar Estabelecer Planejar Tocar
Compor Estabel. Comparação Pontuar Tocar
Compor Executar Preparar Traçar
Comunicar-Se Executar Vocalmente Pronunciar Traduzir
Concluir Exemplificar Propor Transformar
Confeccionar Expressar Provar Transformar
Construir Extrair Pular Usar
Construir Falar Racionalizar Verbalizar
Construir Flexionar Reagrupar Verificar


VERBOS QUE PRESTAM A MUITAS INTERPRETAÇÕES.
Abrandar Aproveitar Desfrutar Memorizar
Absorver Capacitar Entender Pensar
Acrescentar Carrear Evidenciar Perceber
Adaptar Compreender Facilitar Praticar bem
Adquirir Conhecer Familiarizar-se Saber
Aperfeiçoar Conscientizar –se Fixar Sociabilizar
Apreciar Cooperar Jogar bem Ter idéia de
Aprender melhor Depreender Melhorar Ter inclinação para
Aprimorar Desenvolver


VERBOS QUE PRESTAM A POUCAS INTERPRETAÇÕES:
Abaixar-Se Definir Ilustrar Puxar
Abrir Deitar-Se Imitar Quadrupedear
Acabar Demonstrar Imitar Qualificar
Acampar Derrubar Impulsionar Questionar
Acompanhar C/ Olhos Derrubar Impulsionar Quicar
Adicionar Descrever Inclinar Rastejar
Adicionar Descrever Inclinar Reagrupar
Agachar-Se Deslizar Inclinar-Se Receber Uma Bola
Agarrar Deslizar Inclinar-Se Recitar
Agarrar Deslocar-Se Indicar Reconhecer
Agarrar-Se Deslocar-Se Iniciar Redigir
Ajoelhar Desobrigar-Se Inspirar Reformular
Ajoelhar Diferenciar Integrar Relacionar
Ajudar Dirigir Intercalar Relaxar
Alternar Discutir Interpretar Remar
Analisar Distinguir Investigar Repetir
Anotar Dividir Ir Resolver
Apalpar Dizer Jogar Responder
Aplicar Dobrar Julgar Rever
Apoiar Dramatizar Juntar Revezar
Apontar Driblar Justificar
Apresentar-Se Elevar-Se Lançar Rolar
Argüir Empregar Lançar-Se Sacar
Arquear-Se Empurrar Ler Saltar
Arrastar-Se Encestar Liderar Seguir
Arrolar Encolher Listar Seguir c/ os Olhos
Atar Encolher-Se Localizar Selecionar
Aumentar Engatar Manipular Separar
Automatizar Engatinhar Marcar Seriar
Autorizar Enumerar Marchar Serpentear
Balançar Equilibrar-Se Medir Sintetizar
Bater Escorregar Mergulhar Soletrar
Bloquear Escrever Modificar Solucionar
Boiar Escutar Mover Subdividir
Bola Esgueirar-Se Movimentar-Se Subir
Cabecear Especificar Mudar Sublinhar
Cair Esquematizar Multiplicar Submeter
Cantar Estender Nadar Subtrair
Chutar Esticar Nivelar Sugerir
Citar Esticar-Se Nomear Suportar
Classificar Examinar Numerar Suspender-Se
Colar Executar Obedecer Sustentar
Colocar Expirar Observar Tirar
Colorir Explanar Obter Tocar
Combinar Explicar Olhar Tomar
Compara Explorar Ordenar Trabalhar
Compartilhar Expor Organizar Tracionar
Competir Expor Ouvir Traduzir
Completar Expressar Parar Transformar
Compor Falar Passear Transpor
Computar Fazer Pedalar Trazer
Concluir Fechar Percorrer Trepar
Conduzir Uma Flexionar Pesar Unir
Construir Flutuar Pesquisar Unir
Contar Formar Pintar Usar
Contrastar Frear Planejar Usar
Converter Galopar Pôr Utilizar
Correr Ganhar Predizer Utilizar
Cortar Generalizar Prender Valsar
Criar Girar Preparar Valsar
Curvar Golpear Prestar Verificar
Dar Grifar Produzir Ziguezaguear
Defender Guardar Pular
Identificar Puxar


VERBOS ADEQUADOS PARA OBJETIVOS IMEDIATOS QUE TENDEM A INDICAR DETERMINADOS DOMÍNIOS:


DOMINIO PSICOMOTOR DOMINIO COGNITIVO DOMINIO SOCIAL DOMINIO AFETIVO
Automatizar Analisar Aceitar Agir Com
Colocar Apontar Ajudar Desempenhar
Correr Aplicar Aplaudir Com
Cortar Avaliar Compartilhar Demonstrar
Demonstrar Citar Competir
Deslocar-Se Combinar Comunicar-Se
Desempenhar Comparar Cooperar
Dramatizar Classificar Contribuir
Driblar Criar Convidar
Equilibrar-Se Distinguir Discutir
Explorar Definir Elogiar
Jogar Dizer Escolher
Quicar Explicar Interagir
Realizar Explorar Permitir
Percorrer Enumerar Participar
Saltar Indicar Saudar
Selecionar
Ordenar
Revisar
Identificar
Compor


CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS


01. GERAIS - COGNITIVOS:
Administrar Aprimorar Delegar Fazer Recitar
Afirmar Avaliar Demonstrar Formular Resolver
Analisar Calcular Distinguir Identificar Saber
Aprender Compreender Entender Integrar Transferir
Aplicar Constar Enumerar Interpretar
Apreciar Construir Escrever Propor


02. GERAIS - AFETIVOS
Aceitar Cooperar Gostar Oferecer
Acompanhar Demonstrar Manter Participar
Apreciar Elaborar Mostrar Reconhecer
Completar Escutar Obedecer Ter


03. GERAIS - PSICOMOTORES
Coser Desenhar Executar Operar
Criar Escrever Montar Reparar
Demonstrar


VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS GERAIS:


1. DOMÍNIO COGNITIVO:
Analisar Avaliar Construir Identificar Resolver
Aprender Compreender Entender Interpretar Sintetizar
Aplicar Conhecer Formular Propor Transferir


2. DOMINIO AFETIVO:
Aceitar Apreciar Demonstrar Gostar Valorizar
Conscientizar


3. DOMINIO SOCIAL:
Aceitar Cooperar Demonstrar Gostar Participar


4. DOMINIO PSICOMOTOR:
Adquirir Aperfeiçoar Desenvolver Demonstrar


OUTROS VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS GERAIS


Acreditar Colaborar Crer Entender
Adquirir Compreender Desenvolver Julgar
Aperfeiçoar Conhecer Disputar Saber
Aprender melhor Cooperar


CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS


01. ESPECÍFICOS – COGNITIVOS:


Aplicar Converter Esboçar Justificar Relacionar
Autorizar Criar Escrever Listar Relatar
Avaliar Criticar Especificar Manipular Reproduzir
Calcular Defender Exemplificar Modificar Resolver
Categorizar Definir Explicar Mostrar Resumir
Citar Demonstrar Expressar-Se Obter Reorganizar
Classificar Descrever Generalizar Operar Rever
Combinar Diferenciar Identificar Organizar Selecionar
Compilar Discriminar Ilustrar Preparar Separar
Comparar Distinguir Indicar Prover Se Capaz
Compor Dizer Inferir Produzir Subdividir
Concluir Enumerar Interferir Reconstruir Sublimar
Confirmar Enunciar Interpretar Redigir Sumarizar
Contrastar Escolher Inventar Reescrever Utilizar


02. ESPECIFICOS – AFETIVOS


Aderir Dar Felicitar Mostrar Repartir
Ajudar Defender Formar Nomear Replicar
Alistar Descrever Generalizar Ordenar Resolver
Alterar Diferenciar Identificar Organizar Responder
Apresentar Discriminar Iniciar Perguntar Rever
Arranjar Discutir Influenciar Praticar Salientar
Assistir Dizer Integrar Preparar Seguir
Atuar Enumerar Justificar Propor Selecionar
Combinar Escolher Ler Qualificar Sintetizar
Comparar Escrever Localizar Realizar Trabalhar
Completar Executar Manter Recitar Usar
Conformar-Se Estudar Militar Relacionar Verificar
Convidar Explicar Modificar Relatar


03. ESPECIFICOS - PSICOMOTORES


Afiar Criar Fixar Martelar Redigir
Aquecer Desligar Furar Misturar Seguir
Calibrar Edificar Juntar Ouvir Segurar
Colocar Emendar Ligar Pesar Serrar
Compor Enroscar Limpar Prender Usar
Consertar Expressar-se Manipular Pintar Utilizar
Construir
VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECIFICOS
COMPORTAMENTAIS E IMEDIATOS


1.Domínio Cognitivo:
Aplicar Confirmar Enumerar Inferir Reescrever
Avaliar Contrastar Enunciar Interpretar Relacionar
Calcular Converter Escrever Inventar Relatar
Categorizar Criar Especificar Justificar Reproduzir
Citar Criticar Exemplificar Listar Resolver
Classificar Defender Explicar Modificar Resumir
Combinar Definir Expressar Organizar Reorganizar
Compilar Descrever Generalizar Preparar Selecionar
Comparar Diferenciar Identificador Produzir Separar
Compor Discriminar Ilustrar Reconstruir Subdividir
concluir distinguir Indicar Redigir Utilizar


2. Domínio Afetivo:
Assumir Alterar Escolher Manter Organizar
Atuar Conformar-se Formar Modificar Responder
apresentar Defender Reconhecer mostrar Seguir
demonstrar Prestar atenção Trabalhar


3. Domínio Social:
Aderir Convidar Formar Mostrar Seguir
Ajudar Dar Influenciar Relacionar-se
Aplaudir Escolher Integrar Repartir Trabalhar
Assumir felicitar manter responder
atuar


4.Domínio Psicomotor:
Colocar Executar Juntar Prender Realizar
Demonstrar Fixar Ligar Segurar Usar
efetuar iniciar manipular trabalhar utilizar


VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Acentuar Converter Esquematizar Medir Relatar
Adicionar Cooperar Estabelecer Modelar Repartir
Analisar Cooperar Executar Montar Reproduzir
Anotar Correr Experiência Multiplicar Resolver
Argumentar Costurar Expressar Narrar Responder
Armar Criticar Extrair Nomear Resumir
Atribuir Declamar Falar Operar Reunir
Calcular Deduzir Flexionar Participar Riscar
Cantar Definir Formular Pegar Saltar
Caracterizar Demonstrar Generalizar Pintar Saltitar
Circular Descrever Grafar Planejar Separar
Citar Desenhar Grifar Pontuar Simplificar
Classificar Destacar Hipótese Preparar Sintetizar
Colaborar Destacar Identificar Pronunciar Solucionar
Colar Determinar Ilustrar Propor Sublinhar
Coletar Discutir Indicar Reagrupar Tabular
Colorir Dividir Inventar Realizar Tocar
Comentar Dramatizar Juntar Rebater Traçar
Comparação Elaborar Justificar Recordar Traduzir
Comparar Encenar Lançar Recordar Transformar
Competir Enumerar Ler Redigir Usar
Completar Esboçar Listar Reduzir Verbalizar
Construir Escrever Localizar Relacionar Verificar
Contribuir Especificar Manipular


OUTROS VERBOS DE AÇÃO:
Abrir Descrever Ir Puxar
Acabar Desenhar Jogar Questionar
Achar Dirigir Juntar Reagrupar
Adicionar Discriminar Justificar Recitar
Ajudar Dividir Ler Reconhecer
Anotar Dizer Liderar Recordar
Apoiar Dizer Listar Repetir
Apontar Empregar Marcar Resolver
Apontar Empurrar Marchar Reunir
Arguir Envolver Medir Saltar
Arrolar Escolher Medir Seguir
Aumentar Escrever Modificar Selecionar
Bater Escutar Mudar Soletrar
Calcular Especificar Multiplicar Somar
Chutar Esquematizar Nivelar Suar
Colar Estabelecer Nomear Sublinhar
Colocar Etc Observar Submeter
Combinar Evidenciar Obter Subtrair
Compartilhar Examinar Ordenar Suportar
Completar Examinar Parar Tirar
Compor Expor Pesar Tocar
Computar Fazer Pintar Tomar
Construir Fixar Planejar Traduzir
Construir Ganhar Por Transformar
Contar Guardar Preencher Trazer
Criar Ilustrar Preparar
Dar Indicar Prestar
Definir Indicar Produzir
Demonstrar Investigar Provar


VERBOS QUE NÃO DEVEM: ser usados na formulação de objetivos, por não serem verbos de ação, por conseguinte, impróprios:


Apreciar Eficientemente Perceber
Compreender Entender Saber
Conhecer Familiarizar Ter Inclinações
Conscientizar Interessar Tornar Familiar
Desenvolver Compreensão Levar Trabalhar


Verbos inadequados para objetivos imediatos, por serem muito abrangentes ou vagos:


Adquirir Apreciar Desenvolver Saber
Aprender Conhecer Entender Sociabilizar
Aperfeiçoar Compreender Melhorar Valorizar




FORMULAÇÃO OPERACIONAL DOS OBJETIVOS
1º) Começar com um verbo de ação que descreva uma atividade ou um comportamento específico do educando
Exemplo: Confeccionar


2º) Após o verbo de ação, representar o conteúdo referente ao assunto em estudo.
Exemplo:
Confeccionar uma caixa de madeira


3º) Terminar com o rendimento-padrão em termos de avaliação.
Exemplo: Confeccionar uma caixa de madeira durante a aula de artes




By Dayane Rosa

Planos de aula - O que é

Planos de aula


Um plano de aula é um instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos. 

O plano de aula é caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor realizará em classe durante as aulas de um período específico. Na sua elaboração alguns pontos são muito importantes como: dados de identificação do professor e da escola; os objetivos a serem alcançados com as aulas que serão ministradas;  conteúdo que será ministrado em cada aula, o qual deve seguir uma linha cronológica do processo de aprendizagem; os procedimentos utilizados para aprendizagem dos alunos, ou seja, são as fases da aprendizagem; os recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos e por último, as metodologias de avaliação, ou seja, as técnicas avaliativas que o professor utilizará para avaliar o aprendizado do educando. 

Na elaboração de um plano de aula devem ser considerados vários pontos e critérios que unidos especificam quais os objetivos finais o professor espera alcançar no decorrer da explicação dos conteúdos. Os critérios que o professor deve estar atento durante a confecção de seu plano de aula são: adequação dos estímulos, especificação operacional, estrutura flexível e ordenação. 

Além de conter esses critérios, o plano de aula deve ser elaborado seguindo as fases da aprendizagem, ou seja, deve seguir uma linha de ensino-aprendizagem contínua. São as fases de aprendizagem: apresentação, desenvolvimento e integração. Na apresentação o professor prepara a classe para a compreensão de novos conteúdos. No desenvolvimento acontece a análise. Nessa etapa acontece o processo de orientação e aprendizagem do aluno. É nessa etapa que acontece o estudo de um texto, a realização de um experimento, a resolução de exercícios, etc. A integração é a etapa final. Nessa fase o professor faz a verificação dos resultados obtidos pelos alunos na fase do desenvolvimento.


PLANO DE AULA
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola:
Ano / turma:
Disciplina:
Professor(a):
Duração:
TEMA CENTRAL

Tema da matéria que irá abordar

JUSTIFICATIVA OU INTRODUÇÃO

Uma breve justificativa do “porquê” irá trabalhar o tema e/ou uma introdução ao tema.

OBJETIVOS
Por meio dos objetivos informamos aonde queremos chegar (objetivo geral) e quais ações realizaremos para atingir o horizonte estabelecido (objetivos específicos). Vemos o objetivo geral como algo amplo e teórico (ex. uma competência que você pretende estimular entre os estudantes) e os objetivos específicos como tendo um caráter mais prático (ex. pequenas ações que precisam ser realizadas com o intuito de desenvolver aquela competência).

Obs: os objetivos listados este tópico, são competências que os alunos tem que realizar(ação, verbo), NÃO é objetivo do professor. Ex:
Objetivo correto(aluno):  - Desenhar o mapa do Brasil.
Objetivo errado(professor): - Pedir aos alunos que desenhem o mapa do Brasil.
Verbos para utilização: Veja no lick abaixo exemplos de verbos

DESENVOLVIMENTO

Descrever todos detalhes de cada aula, em etapas(1ª etapa:, 2ª etapa: ...) ou aulas(1ª aula:, 2ª aula:...).
Quais são os meios pelos quais se espera alcançar os objetivos? Atividades propostas (esportes, jogos, brincadeiras, manifestações culturais) explicitadas e explicadas em relação ao sentido de estarem sendo utilizadas, sua adequação ao nível de escolarização dos alunos e nível de desenvolvimentos motor e cognitivo, sem deixar de dar atenção às relações culturais e afetivas que os alunos possuem com as práticas que estão sendo compartilhadas nas aulas.

RECURSOS

Listar todos os recursos utilizados pelo professor e pelo aluno.

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

De que forma o aluno será avaliado pelo professor.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÉFICAS

Apostila ou livro,  onde se teve o embasamento para a aula?
Ordem:
SOBRENOME, Nome. Titulo(em negrito). Edição. Cidade: Editora, ano de publicação.
 Ex.:
ROSA, Dayane. Planos de aula: como fazer. 1ª ed. Linhares: Ática, 2012.

By Dayane Rosa
Trechos extraídos em: http://educador.brasilescola.com/orientacoes/plano-aula-10.htm. Acessado em: 05/03/2012. Por Marco Aurélio da Silva. Equipe Brasil Escola

Texto Narrativo: Chapeuzinhos Coloridos


Disciplina: Português
Turma: 4º e 5º anos



TEMA
Texto Narrativo: Chapeuzinho Colorida

JUSTIFICATIVA/INTRODUÇÃO
Modificar e reescrever uma narrativa já existente, como por exemplo as clássica histórias infantis, aguça a criança a dar uma nova roupagem a história já conhecida, mais mudando alguns aspectos os quais ela não gostou ou gostaria que não tivesse acontecido. E se o chapeuzinho de Chapeuzinho Vermelho não fosse vermelho? E se o Lobo fosse bonzinho? E se houvesse um romance entre o Caçador e a Mãe? E se tudo fosse um plano diabólico da Avó? Com uma mudancinha aqui e outra ali, os autores transformam uma história clássica em vários pontos de vistas, para crianças com as mais diferentes histórias e visões de mundo. Em Chapeuzinhos Coloridos a heroína pode ser uma menina que sonha em ser famosa, outra que é caçadora, ou ainda outra que adora comer (e seu prato preferido é bisteca de lobo). São seis meninas diferentes e divertidas, que convidam aos leitores a inventar a sua própria maneira de ir pela estrada à fora.

O texto narrativo é um texto no qual é contada uma história, através de um narrador, que pode ser personagem, observador ou onisciente.A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa.

O texto narrativo é baseado na ação que envolve narrador, enredo, personagens, espaço e tempo. Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura: Apresentação, complicação ou desenvolvimento, clímax e desfecho. Dentre os personagens, haverá um ou mais protagonistas, onde estará centrada a trama e onde circundam os demais personagens, geralmente havendo também os antagonistas, em contrariedade aos protagonistas. Diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o Romance, a Novela, o Conto, a Crônica, a Fábula, a Parábola, o Apólogo, a Lenda, entre outros.

OBJETIVOS
Geral:
- Reescrever o história da chapeuzinho, em forma de texto narrativo, mudando os fatos e acontecimentos;
Específicos:
- Identificar título, tema, personagens, espaço, tempo, narrador e ações e estruturas da narração (apresentação, desenvolvimento, clímax, desfecho);
-  Confeccionar um livro com os textos reinscrito;
-  Ler o reinscrito para a turma.

DESENVOLVIMENTO
1ª aula:  Logo na primeira aula começar a ler o livro Chapeuzinhos coloridos, neste dia será a Chapeuzinho Azul.
2ª aula: Logo na primeira aula continuar a ler o livro Chapeuzinhos coloridos, neste dia será a Chapeuzinho Cor de Abóbora.
3ª aula: Logo na primeira aula continuar a ler o livro Chapeuzinhos coloridos, neste dia será a Chapeuzinho Verde
4ª aula: Logo na primeira aula continuar a ler o livro Chapeuzinhos coloridos, neste dia será a Chapeuzinho Branca.
5ª aula: Logo na primeira aula continuar a ler o livro Chapeuzinhos coloridos, neste dia será a Chapeuzinho Lilás.
6ª aula: Logo na primeira aula Terminar de ler o livro Chapeuzinhos coloridos, neste dia será a Chapeuzinho Preta.
7ª aula: explicar de forma oral e expositiva sobre as características dos textos narrativos. Expor em papel cenário 2 pequenos textos narrativos, onde os alunos deverão identificar a estrutura dos textos (apresentação, desenvolvimento, clímax, desfecho, narrador, personagens, espaço e tempo). Dividir a sala em 10 grupos iguais; cada grupo escolherá uma cor para reescrever a história do chapeuzinho.
8ª aula: O grupo terá a aula para confeccionar um livro da história que fez, o livro será confeccionado em papel A4, deverão escrever a narração e ilustrar. Depois da confecção do livro fazer uma breve apresentação das historias, cada grupo para o restante da sala. 

RECURSOS
Livros Chapeuzinhos Coloridos; papel cenário, lápis de cor, canetinha, papel A4, grampeador, lousa, pincel para lousa e apagador.

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
A avaliação se dará coletivamente, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões e em grupo com as produções escritas e apresentação para a turma.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÉFICAS
BRAGANÇA, Angiolina D. CARPANEDA, Isabella. Porta Aberta: Português. 5º ano. São Paulo: FTD, 2007
José Roberto Torero | Marcus Aurelius Pimenta. Chapeuzinhos Coloridos. 1 ed. Rio de janeiro: Objetiva, 2010

Olá queridas(os) está é a minha 1ª de muitas postagens, as quais irão exemplificar em textos, vídeos e foto alguns temas e abordagens do meu trabalho e lançar ideias para que vocês possam também utilizar em sua sala de aula.

Planos de aula * Projetos * Atividades * Moldes * Experiências * Rotinas
Brincadeiras * Histórias * Livros * Fantasias * Fantoches * Lembrancinhas *Músicas
Oficinas * Enfeites * Educação infantil * Ensino Fundamental 

-> Serão alguns tópicos disponível no Blog.

Bjusss...

By Dayane Rosa